domingo, 7 de novembro de 2010

BIENAL COM TUDO

A 29ª Bienal de Arte está com tudo. Há muitas obras e vale a pena destacar a qualidade dos trabalhos. O interessante é que os trabalhos expostos não estão voltados apenas para um público conhecedor de arte. É uma Bienal que se preocupou em fazer com que a arte esteja acessível a todos. Pode-se sair da exposição sem milhões de dúvidas na mente e sim com bons questionamentos sobre a arte e os temas abordados nas obras.
Há trabalhos maravilhosos e que me chamaram bastante a atenção. Alguns por seu tema, outros pela beleza e poesia, outros pela criatividade etc. Vou recomendar algumas obras que, de acordo com o meu ponto de vista, não poder passar desapercebidas:
Não deixe de assistir aos vídeos: "O novo clássico das montanhas e dos mares, parte 1 e 2". (não tenho imagens)

"Pedintes" também é um trabalho maravilhosos, onde são projetadas imagens de pessoas pedindo e parece que todas olham profundamente para você.


"O que rola vcv" (vídeo)


Agora vamos às fotografias, instalações etc:

"A origem do terceiro mundo" é ótimo. Você entra na obra literalmente.


Não me recordo o nome dessa obra, mas os slides dos olhos dessa menina são de partir o coração. Nos questionamos sobre o quanto a intolerância destrói o humano do nosso ser. São os olhos de quem viu sua família dizimada no genocídio dos Tutsi, em Ruanda.


"Autorretrato matando... Elizabeth II, Bush, Lula, Ahmadinejad", entre outros, também é muito interessante. Os desenhos são feitos em carvão com uma beleza de detalhes incrível. Além de ser, de certa forma, engraçado.





"Metade da fala no chão - piano surdo" é uma obra que me chamou muito a atenção. É de uma poesia indescritível.


As obras da artista Amélia Toledo são como brincadeira de criança. Trazem suavidade e graça à Bienal. Não deixem de ver "Glu-glu", "Campos de cor" e "Medusa".


"Arroz e feijão" é uma instalação ótima. Será que esse irresistível arroz e feijão é acessível a todos?


"O jardim, faço nele a volta ao infinito - parte 2, a noite" é um trabalho muito bonito. A projeção da luz nos cristais traz uma beleza fantástica ao trabalho. (Sem imagem)

"Pacavoa" é a execução de um projeto do genial Leonardo da Vinci. Não deixe de ver.

Termino com "O que é a arte? Para que serve?". Você já se fez esse questionamento?


Há outros diversos trabalhos expostos que não foram mencionados aqui e que não se pode perder a oportunidade de ver. Se você já foi à Bienal deixe aqui o seu comentário. Fale sobre os trabalhos que mais chamaram a sua atenção.

Abraços até a próxima portagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário