quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO 2011!!!

Desejo a todos os seguidores e visitantes um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, amor, realizações, fé e felicidade. Nosso blog está entrando de férias e retorna em fevereiro. Boas férias a todos. Divirtam-se e descansem.

Beijos e até mais.



UM MARAVILHOSO NATAL

&



sábado, 11 de dezembro de 2010

Mostra Cultural

Parabéns a todos os alunos pelos trabalhos expostos. As apresentações estavam ótimas! Assim que possível colocarei os videos das apresentações. Por enquanto ficaremos com as fotos.


Abstrato geométrico
 
Abstrato geométrico
 
Pratos com inspiração indígena
técnica: colagem de jornal,
pintados com pigmentos naturais
  
Seres imaginários inspirados em Miró
Pintura e modelagem



Criações com lã
  


Máscaras africanas. Técnica: colagem de jornal e pintura.
Lendas africanas pintadas em embalagens de pizza.
  






 
Trabalhos em argila - Profª Amália
  
Mandalas e desenhos na lixa - Prof ª Amália



 
Brinquedos com sucata
 
Cavalinhos com garrafa pet
  








terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MOSTRA CULTURAL

Preparem-se...
Sexta-feira (10/12) será nossa mostra cultural, com muitas apresentações e exposição de trabalhos. A presença de todos é muito importante para que a nossa mostra cultural seja um sucesso.
Horário: das 13:30 às 18:20.
Espero vocês lá para apreciarem os trabalhos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CRONOGRAMA DE ENTREGA DE TRABALHOS

Queridinhos,

Atenção ao cronograma de entrega de trabalhos:
Semana de 22 a 26/11:
3ª SÉRIE: Entrega dos pratos pintados com inspiração na arte indígena. Lembrem-se de que a tinta é com pigmentos naturais. NÃO USEM GUACHE OU OUTRO TIPO DE TINTA.

4ª SÉRIE: Entrega das máscaras africanas. Não esqueçam que a camada de tinta branca era apenas para cobrir o jornal, portanto deve ser pintado também o "fundo" do trabalho.

2ª SÉRIE: Término dos trabalhos de modelagem.

Semana de 29/11 a 03/12:
7ª e 8ª SÉRIES: Entrega do relatório de visita à Bienal de Arte (29/11 sem falta)
Provão de arte. Segue a relação de conteúdos a serem estudados:
A arte na pré-história, Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento, Barroco, Rococó.
Movimentos artísticos: Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo, Pop Arte, Op Arte.
Arte conceitual, instalação, performance, intervenção urbana.
Releitura.
Visita à Bienal de Arte.
Teatro: conflito, gêneros teatrais, fé cênica, mágico SE.


Caprichem nos trabalhos! Beijinho e boa sorte.

domingo, 7 de novembro de 2010

BIENAL COM TUDO

A 29ª Bienal de Arte está com tudo. Há muitas obras e vale a pena destacar a qualidade dos trabalhos. O interessante é que os trabalhos expostos não estão voltados apenas para um público conhecedor de arte. É uma Bienal que se preocupou em fazer com que a arte esteja acessível a todos. Pode-se sair da exposição sem milhões de dúvidas na mente e sim com bons questionamentos sobre a arte e os temas abordados nas obras.
Há trabalhos maravilhosos e que me chamaram bastante a atenção. Alguns por seu tema, outros pela beleza e poesia, outros pela criatividade etc. Vou recomendar algumas obras que, de acordo com o meu ponto de vista, não poder passar desapercebidas:
Não deixe de assistir aos vídeos: "O novo clássico das montanhas e dos mares, parte 1 e 2". (não tenho imagens)

"Pedintes" também é um trabalho maravilhosos, onde são projetadas imagens de pessoas pedindo e parece que todas olham profundamente para você.


"O que rola vcv" (vídeo)


Agora vamos às fotografias, instalações etc:

"A origem do terceiro mundo" é ótimo. Você entra na obra literalmente.


Não me recordo o nome dessa obra, mas os slides dos olhos dessa menina são de partir o coração. Nos questionamos sobre o quanto a intolerância destrói o humano do nosso ser. São os olhos de quem viu sua família dizimada no genocídio dos Tutsi, em Ruanda.


"Autorretrato matando... Elizabeth II, Bush, Lula, Ahmadinejad", entre outros, também é muito interessante. Os desenhos são feitos em carvão com uma beleza de detalhes incrível. Além de ser, de certa forma, engraçado.





"Metade da fala no chão - piano surdo" é uma obra que me chamou muito a atenção. É de uma poesia indescritível.


As obras da artista Amélia Toledo são como brincadeira de criança. Trazem suavidade e graça à Bienal. Não deixem de ver "Glu-glu", "Campos de cor" e "Medusa".


"Arroz e feijão" é uma instalação ótima. Será que esse irresistível arroz e feijão é acessível a todos?


"O jardim, faço nele a volta ao infinito - parte 2, a noite" é um trabalho muito bonito. A projeção da luz nos cristais traz uma beleza fantástica ao trabalho. (Sem imagem)

"Pacavoa" é a execução de um projeto do genial Leonardo da Vinci. Não deixe de ver.

Termino com "O que é a arte? Para que serve?". Você já se fez esse questionamento?


Há outros diversos trabalhos expostos que não foram mencionados aqui e que não se pode perder a oportunidade de ver. Se você já foi à Bienal deixe aqui o seu comentário. Fale sobre os trabalhos que mais chamaram a sua atenção.

Abraços até a próxima portagem!

sábado, 23 de outubro de 2010

ARTE INDÍGENA

A arte indígena brasileira é a arte produzida pelos índios, tanto antes da colonização, quanto após esse período. Podemos destacar a arte da cerâmica, do trançado, enfeites para o corpo, pintura corporal e confeccção de máscaras, entre outros. Cada tribo possui uma arte com características diferentes, representando as tradições de sua comunidade.
Para a produção dos seus trabalhos há o uso de elementos naturais, como: argila, caroços, madeiras, fibras, sementes, plumas de diversos pássaros, cipós, ossos, dentes, couro, palhas, cocos,  além dos pigmentos naturais, como urucum, barro, frutas, etc. É muito comum desenhos com formas geométricas para decorar as peças de cerâmica e trançados.
Para os índios, as máscaras representam a figura de seres sobrenaturais, feitas com troncos de árvores, palha, cabaças etc; e são usadas em rituais e danças.
As cores mais utilizadas pelos índios para a pintura corporal são: o vermelho, do urucum, o negro, do suco de jenipapo e o branco da tabatinga.
Um desafio para a 3ª série: criar pratos com inspiração na arte indígena. Aí vão algumas imagens para inspirar os artistas: