A arte indígena brasileira é a arte produzida pelos índios, tanto antes da colonização, quanto após esse período. Podemos destacar a arte da cerâmica, do trançado, enfeites para o corpo, pintura corporal e confeccção de máscaras, entre outros. Cada tribo possui uma arte com características diferentes, representando as tradições de sua comunidade.
Para a produção dos seus trabalhos há o uso de elementos naturais, como: argila, caroços, madeiras, fibras, sementes, plumas de diversos pássaros, cipós, ossos, dentes, couro, palhas, cocos, além dos pigmentos naturais, como urucum, barro, frutas, etc. É muito comum desenhos com formas geométricas para decorar as peças de cerâmica e trançados.
Para os índios, as máscaras representam a figura de seres sobrenaturais, feitas com troncos de árvores, palha, cabaças etc; e são usadas em rituais e danças.
As cores mais utilizadas pelos índios para a pintura corporal são: o vermelho, do urucum, o negro, do suco de jenipapo e o branco da tabatinga.
Um desafio para a 3ª série: criar pratos com inspiração na arte indígena. Aí vão algumas imagens para inspirar os artistas: